O poder do molho de soja Kikkoman fermentado naturalmente

O segredo do delicioso sabor do molho de soja Kikkoman está nos seus ingredientes cuidadosamente selecionados, são cerca de 300 aromas diferentes em uma mistura harmoniosa dos cinco sabores, o doce, o picante, o ácido, o amargo e o salgado. Consumidores do mundo inteiro entendem que o molho de soja Kikkoman vai bem tanto na cozinha asiática quanto na cozinha ocidental e é por isso que o molho de soja Kikkoman é amado como um condimento para todos os pratos em mais de 100 países.

Este capítulo descreve alguns dos segredos do molho de soja Kikkoman.

 

A cor rubi, bela e distintamente transparente do molho de soja

A cor do molho de soja é criada a partir de uma reação conhecida como reação de Maillard, que começa de dois a três meses após o início da fermentação. A reação provoca a transformação da glicose e outros açúcares em aminoácidos, criando pigmentos marrons conhecidos como melanoidinas.

Estes pigmentos são responsáveis por dar ao molho de soja sua bela cor. Quando o molho é exposto ao ar, a reação de oxidação resulta no escurecimento do molho de soja. Após aberto é aconselhável manter refrigerado para reduzir o processo de alteração da cor.

 

Cinco sabores em harmonia

Há muito tempo o molho de soja tem sido apreciado pelos japoneses, que o consideram um condimento essencial. Há uma razão para este condimento ser utilizado em todo o mundo: o molho de soja Kikkoman tem um sabor complexo que mistura componentes dos sabores doce, ácido, salgado, amargo e Umami.

Por balancear estes cinco sabores, o molho de soja fornece um sabor único que não pode ser comparado com outros condimentos.

 

Umami*

 

O molho de soja é rico em Umami, que é desenvolvido durante o processo de fermentação. Este sabor é gerado quando as proteínas contidas na soja e no trigo são quebradas pelo fungo Aspergillus oryzae em cerca de 20 aminoácidos diferentes e outras substâncias.

*Umami é quinto sabor

O complexo aroma

Cerca de 300 tipos de aromas diferentes são criados durante o processo de fermentação do molho de soja Kikkoman. Este inclui aromas florais, de frutas e também aromas de café e uísque.

Estes componentes dos aromas estão presentes em pequenas quantidades, e não se sente um aroma específico, e sim uma harmoniosa mistura que forma um notável aroma.

Consumidores de todo o mundo amam o aroma que exala do molho de soja ao ser aquecido, que inclusive, estimula o apetite.