O que é diferente?

Existem inúmeros tipos de molhos de soja disponíveis em todo o mundo. Este capítulo explica a diferença entre o molho de soja Kikkoman, o molho de soja quimicamente formulado e o molho de soja chinês.

 

Molho de soja quimicamente formulado

Diferenças entre o molho de soja Kikkoman e o molho de soja quimicamente formulado.
O molho de soja Kikkoman fermentado naturalmente é identificável pela suave cor rubi e o equilíbrio harmonioso entre o sabor e aroma.
Pelo contrário, o molho de soja quimicamente formulado possui a coloração preta e opaca, com sabor forte e desagradável e odor de produto químico.

 

Como o molho de soja quimicamente formulado não passa por um processo de fermentação natural que dura no mínimo seis meses, o produto fica pronto em poucas semanas.

Enzimas são utilizadas no processo de fermentação para quebrar as proteínas da soja. Mas no molho de soja quimicamente formulado, são utilizados ácido clorídrico em grandes quantidades para fazer essa quebra.

O desagradável sabor, a cor e o odor do molho de soja quimicamente formulado é resultado da adição de produtos químicos como xarope de milho e corante caramelo.

Molho de soja de origem chinesa

 

Diferenças entre o molho de soja Kikkoman e o molho de soja de origem chinesa
Este capítulo descreve como o molho de soja Kikkoman é diferente do molho de soja chinês.

Tipos de molho de soja chinês

O molho de soja chinês esta disponível em molhos de cores escuras e molho de cores claras. O molho de cor escura é viscoso e possui uma cor opaca. Contém aditivos químicos como corante caramelo e glutamato de sódio (MSG).

O molho de cor clara, é menos viscoso, mas possui também aditivos químicos como glutamato de sódio (MSG), que resulta em um sabor desagradavelmente salgado.

Diferenças entre o molho de soja Kikkoman e o molho de soja chinês

As maiores diferenças entre o molho de soja Kikkoman e o molho de soja chinês, são os ingredientes e o método de fermentação.

Enquanto o molho de soja Kikkoman utiliza trigo, o molho de soja chinês utiliza farinha e farelo de trigo.
O trigo é o ingrediente fundamental para criar o delicioso aroma do molho de soja Kikkoman. Entretanto, a farinha e o farelo de trigo não possuem essa característica e acabam criando um odor fraco.

O molho de soja Kikkoman utiliza microorganismos para fermentar os ingredientes. O molho de soja chinês raramente envolve fermentação na produção do molho de soja. O papel dos microorganismos na fermentação do molho de soja Kikkoman é de dar o sabor e aroma distintos. Como a produção do molho de soja chinês não é fermentado, ele possui um odor fraco, que necessita de aditivos químicos como glutamato de sódio (MSG) para compensar essa falha.

Apesar de tanto o molho de soja Kikkoman quanto o molho de soja chinês serem conhecidos pelo nome Shoyu, deve ficar claro que eles são produtos completamente diferentes em termos de sabor, aroma, ingredientes e na forma de produção.

Vamos experimentar o molho de soja com os cinco sentidos.
Agora é sua chance de experimentar a diferença entre o molho de soja fermentado naturalmente Kikkoman e o molho de soja quimicamente formulado, com a sua própria visão, o seu paladar e olfato.

Observe as diferenças

 

Você consegue ver as diferenças entre os dois pratos? O molho de soja Kikkoman fermentado naturalmente possui uma cor rubi, transparente e exuberante.
O molho de soja que não foi fermentado possui aparência desagradável, escura, opaca e viscosa.

Sinta a diferença

Os profissionais percebem a diferença após colocar um pouco do molho de soja Kikkoman na ponta de seu hashi e sentir o delicioso aroma que o molho exala.
Essa é a melhor maneira de se sentir o aroma do molho de soja Kikkoman. A diferença será evidente.

 

O molho de soja Kikkoman fermentado naturalmente possui um aroma adocicado que estimula o apetite.
O molho de soja que não foi fermentado possui um aroma desagradável de ácido e exala o odor químico do produto.

Experimente a diferença

 

Prove as duas amostras com os seus hashis.

O molho de soja quimicamente formulado possui um forte sabor de produto químico e o líquido escuro deixa um resíduo viscoso na ponta do hashi.

O molho de soja Kikkoman fermentado naturalmente escorre facilmente do hashi . Esta é uma prova de sua alta qualidade.

Prove a diferença

Para conhecer o distinto sabor do molho de soja Kikkoman, é necessário apenas algumas gotas. Você irá provar o notável sabor, rico e intenso que combina o adocicado com o profundo aroma. Perfeito para realçar o sabor dos seus pratos.

Em contrapartida, o molho de soja não fermentado possui um sabor excessivamente forte, artificial e desagradável.

 

Como identificar o melhor molho de soja

Se a sua intenção é de criar uma culinária sofisticada, é imprescindível a presença do melhor molho de soja fermentado naturalmente em sua cozinha. Existem inúmeras marcas de molho de soja disponíveis no mercado. Se você está procurando por um produto de alta qualidade e não-adulterado, escolha um molho de soja fermentado naturalmente. O processo de fermentação natural cria um sabor único e um aroma notável.

Inúmeras marcas de molho de soja estão disponíveis nas prateleiras dos supermercados, entretanto, é difícil dizer quais delas oferecem a melhor qualidade.
Este capítulo explica como identificar facilmente o produto de alta qualidade.

Atenção às informações no verso do recipiente.

 

Molhos de soja de alta qualidade como os da marca Kikkoman utilizam o mínimo de ingredientes possíveis como soja, trigo, água e sal, e todos os ingredientes são absolutamente naturais.

O rótulo indica se o molho de soja é feito somente de ingredientes naturais ou não.

A embalagem deve indicar que o produto não contém corantes ou flavorizantes artificiais. De outra forma, o produtor deve listar tais substâncias nos ingredientes.

 

A referência "fermentado naturalmente" é uma forte indicação de um molho de soja de alta qualidade.

 

No entanto, certos molhos de soja são fermentados somente por um curto período de tempo e ainda afirma-se que eles são fermentados naturalmente. Para escolher o melhor molho de soja, tenha o cuidado de escolher um produto fermentado naturalmente, que não contenha aditivos e que contenha somente ingredientes naturais.

Verifique a cor do molho de soja através da garrafa, inclinando-a de um lado para o outro.

Se o líquido aparenta ter uma cor clara, castanho-escura, é provável que o produto seja de alta qualidade. No entanto, verifique o rótulo para comprovar se são utilizados somente ingredientes naturais e que o produto é fermentado naturalmente.

 

Consistência

 

A consistência de um bom molho de soja é caracterizada pela sua fluidez e baixa viscosidade. A transparência também é um fator importante.