Exposição03

Características do Molho Shoyu Kikkoman

Aqui está o que torna o Molho Shoyu Kikkoman tão especial.

O Molho Shoyu Kikkoman é produzido a partir de ingredientes cuidadosamente selecionados. O seu aroma refinado é composto por mais de 300 componentes diferentes, por meio de uma mistura bem equilibrada dos cinco sabores básicos que satisfazem o paladar.

Consumidores do mundo todo sabem que este condimento aprimora não somente a cozinha asiática, mas também os pratos da cozinha ocidental. Isto é comprovado pelo fato de que o Molho Shoyu Kikkoman é requisitado em mais de 100 países em todo o mundo.
Essas são as características que tornam o Molho Shoyu Kikkoman tão especial.

Sua coloração castanho avermelhada, única e transparente

A coloração magnífica e única do molho shoyu é resultante da Reação de Maillard, que começa de dois a três meses após o início da fermentação. Nesta reação, a glicose e os demais açúcares se combinam com os aminoácidos para produzir um pigmento marrom conhecido como melanoidina, que dá ao molho shoyu sua bela coloração.
O molho shoyu escurece devido à oxidação quando entra em contato com o ar. O armazenamento em baixas temperaturas em um local escuro evita a deterioração da cor, por isso recomendamos que guarde o Molho Shoyu Kikkoman na geladeira. após aberto.

A combinação harmoniosa dos cinco sabores básicos

O molho shoyu tem sido apreciado por séculos no Japão, como parte indispensável da culinária japonesa.
Por que o Molho Shoyu Kikkoman é o condimento preferido no mundo todo hoje?
O delicioso sabor do Molho Shoyu Kikkoman se dá graças a combinação harmoniosa e o equilíbrio sutil dos cinco sabores básicos, que são o doce, o azedo, o salgado, o amargo e o umami (saboroso).
Especificamente, o Molho Shoyu Kikkoman é particularmente rico em componentes umami que são produzidos durante o processo de fermentação.Esses componentes umami são compostos por cerca de 20 aminoácidos diferentes, gerados conforme a enzima do fungo Koji quebra as proteínas contidas no trigo e nos grãos de soja.

  1. Doceaminoácidos, açúcares
  2. Salgado 
  3. Azedoácidos orgânicos
  4. Amargoaminoácidos, peptídeos
  5. Umami (saboroso)aminoácidos

O complexo aroma do Molho Shoyu Kikkoman

Durante o processo de fermentação que ocorre ao longo de vários meses, mais de 300 tipos diferentes de notas aromáticas são gerados no Molho Shoyu Kikkoman, incluindo as notas de flores, frutas, uísque e café. Cada uma dessas notas aromáticas surge em quantidade tão minúscula que não pode ser identificada individualmente, mas a sua mistura cria o distinto e exclusivo aroma do Molho Shoyu Kikkoman.
Durante o cozimento, o aroma do Molho Shoyu Kikkoman aquecido estimula o apetite. Este aroma é uma das muitas razões pelas quais o Molho Shoyu Kikkoman é o condimento preferido no mundo todo.