Exposição05

Qual é a diferença?

Vamos dar uma olhada nas diferenças entre o Molho Shoyu Kikkoman e os outros molhos de soja.

Existem inúmeras variedades de condimentos líquidos chamados de molho shoyu, que são produzidos no mundo todo.

A Diferença: Comparando o Molho Shoyu Kikkoman com os outros molhos de soja.

Honjozo
Molho Shoyu Kikkoman

O Molho Shoyu Kikkoman é produzido usando o método tradicional de fermentação “honjozo”, estipulado pela lei japonesa. A atividade dos microrganismos desempenha um papel importante no honjozo. Os molhos de soja feitos pela decomposição química de ingredientes crus têm um curto período de fabricação e não requerem muito tempo ou esforço. Por outro lado, são necessários vários meses e muito esforço para produzir o “molho shoyu honjozo (tradicionalmente fermentado)”, que utiliza o poder natural dos microrganismos.
As características do Molho Shoyu Kikkoman são a coloração castanho avermelhada brilhante e a transparência, que estimulam o apetite e trazem vivacidade para cada prato. Da mesma forma, o seu sabor complexo valoriza uma variedade de ingredientes e realça as características da culinária. Além disso, seu aroma é criado a partir de uma combinação de mais de 300 notas aromáticas. Por último, temos o equilíbrio extraordinário da sua cor, sabor e aroma.

Outros molhos de soja

Diferenças nos métodos de fermentação (Que não são a fermentação honjozo)

O molho de soja que é feito através da decomposição química de matérias-primas, tem um período de fabricação curto e exige pouco esforço. A cor do molho de soja que é resultante da produção química não é transparente, o seu sabor é sentido diretamente na língua, e o seu aroma costuma penetrar nas narinas. O aroma e o sabor não são equilibrados.

Honjozo
Outros molhos de soja

Diferenças nas matérias-primas

O trigo, uma das matérias-primas utilizadas no molho shoyu Kikkoman, desempenha um papel muito importante na produção do aroma único do molho shoyu Kikkoman que realça o sabor delicioso do prato. Além disso, parte da doçura do sabor de Kikkoman é derivada dos ingredientes de trigo. Outros produtos, por outro lado, usam farelo ou farinha de trigo em vez de trigo. A diferença no aroma é óbvia e o sabor também é diferente.

Honjozo
Outros molhos de soja

A diferença entre o que não possui aditivo e o que contém aditivo

Existem produtos que não são fermentados, mas feitos em um curto espaço de tempo e sem complicações, e também existem produtos que usam vários aditivos na fermentação. Umami é uma das características do sabor do molho shoyu. Para adicioná-lo artificialmente, são adicionados o MSG (glutamato monossódio) e o extrato de levedura, e para adicionar o sabor e a doçura ao gosto , são acrescentados o xarope e o açúcar branco. Outras coisas também fazem parte.
A coloração vermelho alaranjada transparente do molho shoyu Kikkoman também é produzida naturalmente durante o processo de fermentação, mas há produtos que usam corantes como o caramelo para escurecer a cor. Há casos em que são adicionados conservantes também, com o objetivo de estender a estabilidade do produto e a vida útil.

Honjozo

Vamos experimentar a diferença!

As diferenças entre o Molho Shoyu Kikkoman, o molho shoyu resultante do processo químico e o molho de soja com aditivos são evidentes por causa das diferenças de cor, sabor e aroma. Experimente essas diferenças usando os seus próprios sentidos.

Diferença na Coloração

Para entender as diferenças de cor, coloque cada molho shoyu em um recipiente para que possa comparar. O Molho Shoyu Kikkoman tem uma cor castanho avermelhada transparente. Por exemplo, a cor do molho shoyu contendo o aditivo de cor caramelo não fica transparente, e quando utilizada na culinária, o próprio alimento passa a ter a cor desse molho shoyu.

Molho Shoyu
Kikkoman
Contém aditivos
de Cor

Diferença no Aroma

Use um prato pequeno e plano para cheirar o molho shoyu. Aproxime o nariz do prato que contém o molho shoyu e inspire lentamente pelo nariz. Dentro do aroma do Molho Shoyu Kikkoman, criado durante o processo de fermentação, você poderá perceber uma variedade de aromas mesclados, incluindo os que possuem aromas doces e saborosos. Em contrapartida, ao cheirar os diversos molhos de soja produzidos através de processo químico e os que contêm aditivos, sentimos um cheiro forte que penetra nas narinas.

Diferença de viscosidade

Coloque uma pequena quantidade do molho shoyu na ponta do hashi e deixe escorrer. Existem molhos de soja produzidos por processo químico, assim como molhos de soja aos quais foram adicionados aditivos, tais como a cor de caramelo em particular, com elevada viscosidade. Em contrapartida, você perceberá que a textura do Molho Shoyu Kikkoman é muito suave.

Molho Shoyu Kikkoman
Contém aditivos

Diferença no sabor

Se você colocar de 2 a 3 gotas do molho shoyu na boca, poderá perceber a diferença entre o Molho Shoyu Kikkoman e os outros molhos de soja. O sabor do Molho Shoyu Kikkoman, fermentado naturalmente ao longo de vários meses e para o qual é dedicado um grande esforço para que possa ser produzido, não é apenas salgado, mas tem também uma combinação complexa de sabores agridoces. Quando usado como condimento e combinado com os ingredientes, este sabor complexo realça o delicioso sabor desses ingredientes. Com o molho de soja químico e aqueles que contêm aditivos, o sabor muda com cada produto, e muitas vezes o gosto de um sabor, por exemplo a doçura, é mais forte, sendo muito comum que o sabor desse molho shoyu se torne o sabor do alimento. Além disso, o sabor desse molho shoyu permanece em sua boca.

Coloração e viscosidade

Tente também segurar a parte fina da garrafa contra uma fonte de luz. Se o produto for o Molho Shoyu Kikkoman, você poderá ver um líquido castanho avermelhado fino, fluido, transparente e brilhante.

A história do Frasco do Molho Shoyu da Kikkoman

Este vídeo apresenta os ideais incorporados ao design do frasco do molho shoyu Kikkoman, lançado em 1961, e também ao seu formato, que agora é reconhecido em países do mundo todo.